segunda-feira, 16 de março de 2015

Os Croods x Alegoria da Caverna

Créditos: We Heart It

Os Croods é uma animação que se passa na pré-história e conta a vida dessa família (os Croods). Eles só saiam da caverna para caçar porque Grug (pai) achava que fora da caverna era muito perigoso, mas Eep é uma adolescente que quer conhecer o mundo e aventurar-se. O que os Croods não sabiam era que além da caverna, havia um mundo novo e fantástico o qual mudaria suas vidas para sempre.

Esse filme tem uma grande relação com a alegoria da caverna de Platão a qual explica que podemos ter uma imagem do mundo de duas formas: o mundo sensível é o mundo dentro da caverna em que confiamos somente no que tocamos e vemos concretamente e o mundo inteligível é o mundo onde vamos em busca da verdade, tirando nossas próprias conclusões. 


Grug e Eep
Grug vivia no mundo sensível e a Epp acreditava que havia muito mais além daquilo, não acreditava apenas no que estava à frente dos seus olhos. 

Essa animação não é apenas um filme infantil, abriu/abre os olhos de muitas pessoas que ficavam acomodadas no seu mundinho e não almejavam conhecer mais sobre qualquer coisa. Devemos ser tudo, menos acomodados em relação ao nosso conhecimento porque o nosso aprendizado é constante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário